Este compromisso traz também à memória o Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), os “sete milhões”, que vigorou no consulado do então Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, uma referência histórica que deve servir como inspiração para fortalecer a implementação do FDEL, capitalizando experiências anteriores e garantindo melhores resultados em termos de impacto social e económico.
O FDEL apresenta-se assim como um instrumento transformador em dupla dimensão: canaliza recursos para iniciativas com impacto directo nas comunidades, devolvendo a esperança e confiança à juventude, uma juventude que se deve sentir encorajada a apresentar projectos viáveis e assumir o devido protagonismo económico nos distritos.
Mas este compromisso não é só do Governo, do Presidente Chapo — é de todos nós. Cabe às lideranças distritais, comunitárias e aos próprios jovens apoiar, acompanhar e valorizar as iniciativas, para garantir que o fundo não seja apenas um investimento financeiro, mas também um investimento em dignidade, justiça social e visão de futuro.
Que este momento seja lembrado como um marco na formação de habilidades para a vida, de empreendedorismo e inclusão económica da juventude, inspirando novas políticas públicas orientadas para a inclusão plena e transformadora.
Quando um jovem e uma mulher avançam, levam consigo toda a comunidade.
Siga @PascoaBuque para mais reflexões sobre ética, liderança e transformação social.
#FDEL#EmpoderamentoFeminino#DesenvolvimentoLocal#PáscoaBuque#IgualdadeDeGénero#LiderançaFeminina
Páscoa Themba Buque — reflexões e iniciativas que ligam ética, sociedade e empreendedorismo.
© Copyright by HM Training & Consulting